Egito
Não raro, torna-se conhecimento por meio de documentários, de pesquisas, sobre a cultura, religião, política, economia e região do Egito.
A observação crítica de fatos históricos revela o porquê do Egito ser considerado uma "Dádiva do Nilo", devido o rio Nilo ter possibilitado o estabelecimento da civilização em meio ao Deserto do Saara, que tornou as terras férteis.
A sociedade era dividida como uma pirâmide. Como mostra abaixo:
Outro fator existente era a escrita que se caracterizava por ser demótica, hieroglífica, escrita geralmente em papiros ou nas paredes internas de demais locais.
Além disso a economia era baseada na agricultura, comércio e manufatura. E sua alimentação era estabelecida através da cebola, nabo, alho, trigo, rabanete, peixes,alface, pepino,frutas e carne.
O Egito é localizado no Saara e era largo corredor ao longo do Nilo. Sua política era definida por Faraó (considerado um deus, a denominada Teocracia). Devido aos seus territórios serem imensos, a administração era ligada aos escribas e sacerdotes.
A religião se distingue por ser politeísta, repleta de mitos e crenças. Acreditavam em deuses com corpo de homem e cabeça de animal (antropozoomorfismo). E que existia vida após a morte, por isso os corpos ficavam em pirâmides e túmulos nos quais iriam esperar o julgamento para reencarnar, seus órgãos eram retirados e colocados em jarros canópicos (influenciou na medicina atual, o embalsamento), com exceção do coração que permanecia no corpo mumificado, já que era necessário no julgamento (uma vez que era colocado na balança com uma pena, se pesasse mais era impuro e não teria o direito da vida eterna).
Contudo, resta-se dizer que o rio Nilo proporcionou o desenvolvimento do Egito e criou as suas civilizações, sua política se baseava em formato de uma pirâmide, a religião era politeísta, sua alimentação era através do seu cultivo e a economia baseada na manufatura, comercio e agricultura.
Autora: Alice D.